PCP
A próstata apresenta crescimento benigno em frequência de 50% aos 60 anos, e 80% aos 80 anos.
Apenas torna-se importante quando o crescimento faz obstrução da bexiga causando micções noturnas e diurnas mais frequentes, jato de urina fraco e interrompido, retenção total da urina impossibilidade de urinar, pode também afetar a função dos rins.
Há 25 anos cerca de 20 a 25% dos homens eram submetidos a cirurgia por doença benigna da próstata.
O crescimento maligno da próstata (câncer) inicia-se cerca de 5 anos antes do início dos sintomas obstrutivos da bexiga. Por isto o EXAME PREVENTIVO ANUAL é importante pois permite o diagnóstico na fase inicial, do câncer mais frequente do homem, permitindo a extirpação do tumor, nesta fase inicial, com completa cura desta doença. Se demorar para descobrir, quer dizer, quando iniciar sintomas de obstrução, o tumor estará localmente grande e/ou espalhado pelo corpo (metástases) quando então não haverá possibilidade de cura, embora possamos retardar sua agressividade.
Como a próstata inicia aumento de volume após os 40 anos, o exame preventivo torna-se obrigatório para todos os homens após esta idade, mesmo que não tenham queixas aparentes. Para diferenciar o crescimento maligno (câncer) do benigno, são usados o toque retal e o exame de sangue (PSA), eventualmente ecografia (ultrassom). O grande objetivo desta empreitada é surpreender o câncer no estado inicial, em geral antes de provocar queixas. Esta é a melhor maneira de ficar livre da doença.
O homem que não procede deste modo está sendo negligente com sua própria saúde, e, como consequência, corre o risco assumido de terminar seus últimos dias com câncer.