EP
Definição: A Ejaculação Precoce (EP) é a incapacidade de controlar o orgasmo – ejaculação por período de tempo que seria satisfatório para o casal. Em geral este tempo ideal situa-se entre 8 a 10 minutos. Porque acontecendo o orgasmo, costuma diminuir a ereção e termina a relação. Causa frustação crônica.
A Ejaculação Precoce é a forma de disfunção sexual masculina mais frequente, atingindo 30% - 40% de todos os homens notada após a puberdade. Geralmente esses pacientes são bastante relutantes em procurar ajuda por timidez e receio de se expor. Cerca de 80% dos casos tem uma origem psicológica emocional envolvida. Nestes casos uma terapia sexual tem trazido boa evolução.
Os homens que identificam o seu problema de ejaculação precoce percebem o fato, erradamente como somente um pouco prejudicial para sua autoestima, prazer sexual, relação sexual e relação amorosa, mas na verdade com longo tempo, é muito sério. Além disso alguns evitam ou recusam oportunidades de ter relações, devido ao distúrbio.
Quanto mais acentuada maior será a frustação acumulada do casal, pois o descontentamento do prazer parcial ao longo dos anos, trará cobrança da parceira ou do próprio homem, que trará alteração do desempenho, inibição do desejo e apetite sexual de ambos, logo passarão a evitar o sexo, pois há perda dos atrativos, podendo haver até mesmo a impotência. Com certa frequência verificamos separação destes casais, se não houver melhora desta situação.