CP
A próstata é uma glândula situada abaixo da bexiga e produz uma secreção denominada fluido prostático, responsável pela maior parte do volume do sêmen produzido quando você ejacula.
A glândula envolve a uretra, que é o canal pelo qual urina passa, a partir da bexiga, quando o homem urina. Em um adulto jovem a próstata pesa cerca de 20 g e tem o tamanho de uma noz.
A maioria dos homens percebe, à medida que envelhece, que o fluxo de urina se torna lento ou é difícil começar a urinar. Isso é mais frequentemente causado pelo crescimento da próstata devido a um tumor benigno denominado hiperplasia benigna da próstata. Em alguns homens, pode ser acompanhado de um crescimento maligno dessa glândula, conhecido como câncer de próstata.
Câncer, ou tumor maligno, é um grupo de células que se multiplicam sem o controle natural que normalmente iria limitar seu crescimento. O problema dessas células é que elas podem se espalhar para os tecidos vizinhos e crescer ou podem ser levadas pelo sangue para outras partes, (Metástases)onde se desenvolvem causando problemas, como dor.
O câncer de próstata é extremamente comum. Ele é atualmente o câncer mais frequente no homem com mais de 50 anos: aproximadamente 1 entre 8 homens acima dessa idade terá a doença. No entanto muitos não apresentam sintomas na fase inicial da doença. Daí a importância da realização do exame preventivo da próstata: identifica-se o tumor na sua fase inicial, quando a cura completa é possível. Recomendado a todos os homens, a partir dos 45 anos de idade. Uma avaliação que é feita através do toque retal e da medida no sangue dos níveis de PSA, os quais quando alterados podem indicar a presença de câncer.
O homem que não procede deste modo está sendo negligente (descuidado) com sua própria saúde e, como consequência, corre o risco assumido de terminar seus últimos dias com câncer.