Horário Seg a Sex: 8:00 as 12:00 - 13:30 as 18:00

  • urologia@androclin.com.br
  • (41) 3014-6606 - 3223-7795
  • Whatsapp - (41) 99670-1188

Reposição Hormonal - RH

REPOSIÇÃO HORMONAL (RH)

A RH masculina vem ganhado popularidade nos últimos tempos, com a melhor compreensão do mecanismo de baixa dos hormônios que ocorre com os homens depois de uma certa idade, que ocorre de maneira progressiva com o envelhecimento. São candidatos a esse tratamento homens sintomáticos e que tenha comprovadamente um nível anormalmente baixo de testosterona sérica.

Já está bem estabelecido que as alterações endocrinológicas associadas ao envelhecimento não se limitam somente aos hormônios sexuais. Pelo contrário, alterações importantes ocorrem também em outros hormônios como dehidroepiandrosterona (DHEA), a melatonina, o hormônio do crescimento (GH), a leptina em menor proporção, a tiroxina. Entretanto, o significado clínico dessas alterações ainda não é bem compreendido. De maneira geral, a determinação dos níveis séricos desses hormônios não está indicada, sendo reservada apenas para casos específicos.

A RH tem o objetivo de reverter todos os sintomas causados pela baixa testosterona:

- Restabelecer a libido e consequentemente melhorar a ereção e a função sexual;

-Restabelecimento da sensação de bem estar e melhora do humor;

- Melhorar a insônia;

-Prevenir ou melhorar uma osteoporose já estabelecida, otimizando a densidade óssea;

- Aumentar a massa muscular e melhorar a resistência;

- Diminuir a gordura corporal total;

- Melhorar a disposição e aspectos psicológicos;

-Melhorar a memória e rapidez de raciocínio;

- Melhorar o “nível de energia“;

Na ausência de contra – indicações bem definidas, a idade não é um fator limitante para se fazer reposição hormonal em homens idosos. A reposição da testosterona deve manter não apenas os níveis fisiológicos da testosterona sérica mas também dos metabólitos da testosterona, incluindo o estradiol, para otimizar a manutenção da massa muscular e óssea, libido, virilização e função sexual.

Ver sessão de tratamento (TRH).